Imprimir
Lições Bíblicas
Acessos: 2011
Ano 2018
Autor
Número de Páginas 177
Disponibilidade PDF Somente
Tipo de Livro Brochura
Formato 14x21cm

Dando continuidade ao Volume I de Parábolas de Jesus, editada em 2016, esta lição vem apresentar outras nuances dos ensinamentos do Mestre, que, sempre preocupado com a correta compreensão da Sua missão na terra, não perdia a oportunidade de revelar ao ser humano a vontade divina e de como o homem deveria se portar diante de Deus e dos homens. Essa modalidade de se construir princípios e valores era comum naquela época, período em que se praticava mais a oralidade para repassar o conhecimento humano e também divino. E Jesus se utilizava dessa peculiaridade a fim de ensinar, exortar, convidar. E em Suas narrativas, o Mestre sabia que sempre que contava uma parábola, alguns daqueles que o cercavam recebiam a mensagem como se fora para si, colocavam-se no lugar da personagem da história. E esse é o propósito chave desse recurso linguístico, em determinado grupo sempre haverá aquele que já esteve ou está na mesma situação das personagens contidas nas parábolas contadas por Jesus.

Todas as lições de vida que o Mestre narrou de alguma forma se internalizarão na mente dos ouvintes, foi assim na Sua época e o é agora. Como avalia o pastor Renato Jr. quando diz “Seria impossível às pessoas esquecerem aquele ensino; todas as vezes que se deparassem ou vivenciassem o fato narrado, lembrar-se-iam da lição”.1 Dentre essas, Jesus fala de amor incondicional, fala de justiça, fala da produção de boas obras, da necessidade do arrependimento, da firmeza da fé. São temas apropriados para o cristão, mas também importantes para quem não o é. E essas estórias narradas pelo Mestre acompanham o cotidiano de muitos de nós, o filho que saiu de casa, o chamado de Deus que não atendemos, a má administração do tempo e de bens. São muitos os ensinamentos que teremos em mais este volume, que o Espírito Santo esteja conduzindo a cada um de nós para que cresçamos na graça, na sabedoria e no amor de Deus!

Pr. Jarbas João da Silva


1 JÚNIOR, Renato S. Negri. Parábolas de Jesus, Introdução, In: A Forma Ilustrada que o Mestre Pregava o Evangelho, um guia de estudos. Volume I Curitiba, PR: CBSDB, 2016 [3º trimestre de 2016].

Direitos reservados por:
Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira