Escrituras para Reflexão: Gênesis 22:1-14; 2 Crônicas 7; Salmos 51:6; Mateus 21:22; Atos dos Apóstolos 16:6-10; 2 Coríntios 9:8-15; Efésios 1:17-19; Filipenses 2:13; 2 Timóteo 1:7

A quarta prática bíblica para uma oração poderosa é o reconhecimento das respostas e ações divinas. Todos aqueles que tiveram um relacionamento com Deus por meio da Bíblia reconheciam facilmente quando Deus estava falando e agindo em favor deles, fosse Salomão na dedicação do templo, Paulo e o chamado para a Macedônia, ou Abraão mudando de Ur dos Caldeus. Todos eles perceberam o mover de Deus e se juntaram a Ele no Seu trabalho.

Eu creio que Deus pretende que sejamos cada vez mais capazes de fazer o mesmo. É possível percebermos e reconhecermos a voz e as ações de Deus ao nosso redor. Isso acontece quando o buscamos e estamos abertos para ouvir a Sua voz e vê-LO trabalhando.

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

É possível dizer como Deus agiu e falou e esperar que Ele aja e fale novamente por meio do nosso conhecimento da Escritura. A Bíblia é o padrão para discernir quem é Deus, o que Ele pretende fazer e como pode realizá-lo. Deus usa a Bíblia para impactar nossa compreensão sobre Si mesmo e acerca de como Ele trabalha. O Criador usa a Bíblia para nos reavivar ou nos fortalecer em nosso serviço para Seu Reino. Ele usa a Bíblia para revelar Seus planos para nós. Ele também usa a Bíblia para moldar-nos à imagem de Cristo.

Podemos dizer como Deus funcionou e falou e como Deus pode trabalhar e falar novamente através do nosso conhecimento da Escritura. A Bíblia é o padrão para discernir quem é Deus, o que Ele pretende e como Ele pode realizá-lo. Deus usa a Bíblia para impactar nossa compreensão sobre Si e sobre como Ele trabalha. Ele usa a Bíblia para nos moldar e nos fortalecer em nosso serviço em prol do Reino. Deus usa a Bíblia para revelar Seus planos para nós. Deus também usa a Bíblia para ajudar a nos conformar com a imagem de Cristo.

Ao reconhecer o agir e o falar de Deus e, então, nos unirmos a Ele, podemos conhecê-LO mais intimamente. É Deus quem nos dá fome pelas coisas espirituais. É Ele que nos dá vontade de amar e servir. É Ele que provê nossas necessidades, tanto por meios comuns quanto por extraordinários. É Deus quem nos dá força para passarmos pelas provações e vencermos as tentações.

Você reconhece os meios com que Deus trabalha em nosso mundo? A misericórdia e o agir demonstrados por Deus sobrenaturalmente ou por meio de outros é uma maneira pela qual Ele trabalha por nós. Quantos de nós podem ver Sua graça e misericórdia em ação? Quantos podemos ver as maneiras pelas quais Ele está nos purificando por meio das provações?

Foco da oração:

O que temos visto Deus fazendo para nos convidar a um relacionamento mais profundo com Ele? Que tarefa clara Ele tem dado a nós para servir aos outros em nossa comunidade? Como Deus tem falado ao nosso coração hoje? O que Ele tem nos dito e como nós temos respondido? Como Deus tem agido na vida da nossa igreja local? Como a Sua graça tem sido evidente?

Oremos pelos Batistas do Sétimo Dia na Europa (Inglaterra, Holanda e Polônia)

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...