Banner da lição da escola bíblica vigentePara se se ter uma vida espiritual saudável, a busca diária através da oração e da leitura bíblica não é algo opcional. Se quisermos permanecer de pé espiritualmente, mesmo sendo bombardeados todos os dias pelo inferno e todos os tipos de tentações, é imprescindível buscar na fonte eterna, que é Cristo Jesus, forças para cada dia de batalha. Cada cidadão do Reino de Jesus deve tomar sua carne, suas vontades e lançar-se de vez, sem olhar as circunstâncias adversas.

Receba os Devocionais

captcha 

 

  Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.    

INTRODUÇÃO

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

   Com muita alegria estudaremos nesta semana sobre o comprometimento e o profundo amor com o nosso cônjuge. Faço-te um convite: Vamos tentar entender por que ferimos um ao outro como marido e mulher? Por que duas pessoas que se comprometem a amar por toda vida, esquecem ou ignoram um ao outro? O Dr: Gary e Barbara Rosberg nos dão um horizonte: “Porque todo casamento é feito de pessoas imperfeitas que, às vezes são imprudentes, insensíveis, grosseiras ou terrivelmente egoístas” É na Palavra de Deus que vamos entender o verdadeiro sentido da vida, do casamento e da família. Começaremos pelas duas fases mais impactantes da vida de casado. Também veremos algumas maneiras de vencer as dificuldades desta maravilhosa etapa da vida: o casamento.

 

COMPROMETIDOS EM FAZER DAR CERTO

   Podemos começar com uma pergunta pertinente: Por que as pessoas se casam? Certa vez um jovem me fez esta pergunta e ainda frisou que a maioria das pessoas casadas que ele conhece tem problemas sérios por “estarem casadas”. Para que ele entendesse, respondi com outra pergunta: Por que você gosta tanto de jogar vídeo game? Ele sorriu e disse: Eu sou jovem, nós gostamos de fazer isso. Além disso, os jogos foram feitos para nos trazer momentos de descontração, alegria, comunhão com os amigos. Aproveitando a ocasião fi z a segunda pergunta: Se a finalidade dos jogos e games é trazer tantas coisas boas para os jovens, por que temos visto totalmente o contrário? A resposta foi rápida: - O problema é que a maioria dos jovens e adultos jogadores não consegue se controlar e extrapolam o tempo, acabam se auto-boicotando. Essa foi a deixa para que eu pudesse esclarecer que o casamento também foi projetado por Deus para trazer felicidade às pessoas. O problema está relacionado à maneira como os casados vivem. Quando não conseguimos viver da forma correta com o nosso cônjuge e família, passamos dos limites e sofremos.

   Por isso, muitas pessoas nos dias de hoje fazem uma leitura errada do casamento e preferem não se comprometer. Outros se unem para passarem um tempo juntos, mas não firmam seus laços nem na igreja e nem no ambiente civil. Começar um relacionamento sem querer comprometer-se é perda de tempo. Na verdade, tudo na vida que se faz sem comprometimento é perder tempo. A Bíblia diz em Eclesiastes 9:10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...”. As escrituras sagradas afirmam que Deus é amor e esse amor deve direcionar todas as decisões da nossa vida. O casamento é um ambiente de constante aprendizado. Os compromissos com o trabalho, fi lhos e a família que com o passar dos anos só cresce, são apenas etapas dessa longa jornada. Tudo será novo e trará consigo seus desafios. Comprometer-se é se empenhar. O que diferencia uma relação passageira de uma história duradoura é justamente o compromisso que um tem com o outro. Lembrando que querer só o lado bom do romance não faz de nós pessoas compromissadas e nos coloca em uma relação frágil e passageira. Andar na mesma direção, ter os mesmos propósitos e somar as forças fazem parte desse contexto de fazer dar certo. Um lar dividido não subsistirá.

 

AS DUAS FASES TRANSITÓRIAS

   Podemos dizer que a primeira fase é a troca da vida de solteiro pela de casado. Esta decisão em si já traz duas grandes novas responsabilidades: O Deixar pai e mãe, e o Tornar-se uma só carne. Gênesis 2:27; Mateus 19:3-9;Efésios 5:28-31.

  O DEIXAR PAI E MÃE: Olhando do ponto de vista bíblico, o crescimento e a maturidade do casal só acontecerão quando eles aprenderem a viver por si só. Note que a primeira vez que aparece este texto na Bíblia não existia ainda pai, mãe, sogro e sogra. Deus, o Pai criador está falando da “família”, Ele estava fornecendo uma orientação máster para a família: “Vão e formem a família de vocês e assim sucessivamente”. Esta orientação tem aspectos geográficos (nosso ninho não pode ser a casa dos pais), aspectos financeiros (meus pais não são responsáveis por minhas contas) e o aspecto emocional (agora nós resolvemos nossos conflitos e não papai e mamãe). A questão aqui não é que passamos a estar abandonados e sozinhos no mundo, pois quem não gosta e precisa de um colo?

   Precisamos dar alegria aos nossos pais. Casados, assumimos mais responsabilidades do que quando estávamos na casa dos pais. Tem uma frase que diz: “Casamento não é esporte para crianças”. Ou seja, é fundamental ser emocionalmente maduro para sustentar uma relação tão cheia de desafios como o matrimônio. Guarde este alerta: ser irresponsável na vida emocional também impede que o casamento seja duradouro. Quando alguém permanece “adolescente” na idade adulta, o que se vê é total despreparo numa relação entre homem e mulher. Essa maturidade também acontece quando os dois buscam a Cristo, quando os dois reconhecem que devem ter Cristo como maior referência.

   E O TORNAR-SE UMA SÓ CARNE: Em Gênesis o Senhor deixa claro a sua vontade ao falar: “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18 ACF). É Deus quem faz uma companheira para o homem. É Deus que os fez macho e fêmea “...à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”(Gênesis 1:27 ARC). O Senhor não falou vou fazer um amigo ou duas amigas, mas sim uma auxiliadora, alguém que fosse idônea, que estivesse à altura e que suprisse suas necessidades afetivas, emocionais, sexuais etc. Há uma necessidade humana nesta união, e satanás sabia disso. Se a mulher completa o homem, então satanás ao enganá-la e seduzi-la golpeou a família bem no seu centro. Quero dizer que o primeiro ataque de satanás no mundo não foi a um homem ou uma mulher isoladamente, mas sim à família, ao casal, ao plano de Deus para nós. Mas se o enganador usou uma mulher para trazer maldição à humanidade, Deus declarou que através da mulher viria ao mundo o Salvador, Redentor, o Príncipe da Paz (Gênesis 3:15). Aqui Deus afirma que haveria uma inimizade permanente entre satanás e a mulher, que neste caso representa o ser humano. Através da família e de gerações veio o Salvador do mundo, provando mais uma vez que o plano de Deus é perfeito.

 

A SEGUNDA FASE DA VIDA DOS CASADOS: A GRAVIDEZ E O NASCIMENTO DOS FILHOS

   A notícia de saber que vai ser pai e a transformação no corpo da mãe trazem sentimentos múltiplos. Durante os meses de gestação, não será só o bebê que ganhará peso. Vocês notarão um aumento da circunferência abdominal de mais alguém na família, certo cansaço extra, mudança de humor com pavio curto. São os hormônios que vêm com as suas mudanças. Fique ao lado da sua esposa, a menos que ela peça para que você saia. Isso não significa que ela não o ama mais ou que ela quer o divórcio. São os hormônios! Quando você menos esperar, tudo muda. Gestantes choram e riem ao mesmo tempo. Nessa fase você que era apenas esposo, começará a ter uma nova ótica, a visão de pai. Pensará em arrumar mais serviço, pois as contas aumentarão. Acalme-se, trabalhar até tarde sem necessidade, nem pensar. Vamos falar rapidamente de alguns pontos importantes nesta fase do compromisso assumido: 

Com a chegada dos filhos o casal passará a ser família: Esposo + esposa = filhos. Se a matemática do casal mudou, o ritmo também mudará. Quanto maior a família, mais trabalho e responsabilidades.

Mulheres grávidas não estão doentes: A gravidez é uma maravilhosa bênção de Deus. Algumas mulheres podem vir a ter problemas durante a gravidez, mas isto muda de mulher para mulher. Fora isto, gestar é normal. Então, meu irmão, sua esposa está grávida, e não doente. E minha irmã, não use a gravidez para fazer chantagem, pois a gestação não deve ser sinônimo de afastamento do casal.

Sexualidade e fome fora do normal: Algumas mulheres perdem o interesse sexual e há outras que o veem aumentar. Isso não tem nada a ver com seu cônjuge e sim com suas mudanças corporais e hormonais. Agora pegue tudo isto e junte com a vontade de comer coisas estranhas, em horários esquisitos. Fiquem calmos, pois é apenas um período de tempo em seu novo mundo, ‘o mundo dos casais e pais’.

   Na sequência virá à inexperiência na troca das fraldas, os chorinhos da madrugada, a primeira febre e a chupeta perdida pela casa. Com o passar do tempo vem o colégio, o primeiro namoro, o sono perdido por que o fi lho ainda não chegou em casa. Tudo isso parece que é muita coisa para resolver, mas são os contratempos naturais desta maravilhosa jornada. Foi assim com seus pais e será com todos que sonham em ter uma família. É nesta fase que os solteiros lembram que a sua preocupação era apenas consigo mesmo, e na minoria dos casos com seus pais e irmãos. O casamento e a família são uma instituição para quem tem garra! É aqui que vocês realmente entendem e passam a valorizar os seus pais. É aqui, que a criança se torna homem e mulher.

 

PREPARE-SE PARA GUERRA

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...

   Com o passar do tempo, os inimigos e as ciladas do casal vão aumentando. Não estou falando de pessoas, a não ser que seja o próprio casal. A internet com suas redes sociais juntamente com o ataque feroz de satanás se tornaram um mercado bem atraente para todo tipo de pecado (2 Timóteo 2:20-22). A correria com os fi lhos, as horas trabalhadas e o trânsito desordenado se unem a nossa inclinação para as coisas erradas, isso destrói o casal. Se os dois permanecerem firmes no Senhor, passarão por todo tipo de provação com sucesso (Hebreus 4:15). Quero trazer à memória a história de Sansão, um homem que brincou de flertar com o pecado (Jz16:1-31). Todas as pessoas que caíram no pecado do adultério, prostituição, pedofilia, homossexualismo, condutas ultrajantes com pensamentos e atos imorais que induzem a sexualidade, esqueceram que a “carne é fraca” (Mateus 26:41), e incorreram no mesmo erro de Sansão, brincando onde e com quem não deveriam. Não podemos nos esquecer das mentirinhas, pois elas contribuem para a falta de confiança e comunhão entre o casal (Pv.10:9).

 

APLICAÇÃO

   Neste estudo nos atentamos para algumas situações decorrentes e corriqueiras. Não levamos em conta a particularidade de cada estrutura familiar e indivíduo. Mas uma coisa é certa, nesta vida existem dois princípios indicadores de como está o relacionamento entre o casal. A vida “espiritual” e “sexual”. No livro, O PODER DOS CASAIS QUE ORAM JUNTOS, são citados inúmeros indicadores sobre a importância de estar conectado com seu amor em oração. Também há o testemunho dos atores de Hollywod (Denzel Washington e Pauletta), eles protegem e fortalecem seu casamento pela oração. Todo casal deve orar, literalmente juntos e se possível de mãos dadas ou ajoelhados e bem próximos. Os autores S. Rushnell e Louise D. afirmam que o ato mais íntimo entre um homem e uma mulher é a oração. Neste livro é feito um desafio de 40 dias, apenas 5 minutos de oração e entrega ao Senhor. Um orando com e pelo outro. Eles garantem a proximidade do casal.

   Orar sinceramente na presença de Deus, colocando todos os seus medos e anseios é uma ou a melhor maneira de reacender a chama do Amor. Desde o início desta lição observamos as dificuldades que o casal enfrenta. O deixar pai e mãe, o unir e tornar-se uma só carne, a gestação e os filhos, o crescimento da família. Agora pare e pense, vamos ser bem diretos: Vale a pena vocês ficarem aí brigando por coisas tão pequenas? Vocês que já passaram ou que estão passando por momentos difíceis, querem continuar se desgastando? Hoje é o dia aceitável, hoje vocês podem através da oração e do perdão dar um novo curso para seu casamento. Chega de dormir em quarto separado, é perigoso (1 Coríntios 7:5). Não mintam um para o outro, isso é do diabo (João 8:44). Joguem a culpa fora e busquem a cura (Mateus 11:28). Aprendam a conviver com quem se ama (Pr 27:17). Cuide do seu coração, pois ele enviará a sua boca palavras de bênção ou maldição (12:34).

 

CONCLUSÃO

   Qual é a fórmula secreta dos casais que aparentemente são perfeitos? É que eles sabem que não são assim. Reconhecem seus erros e entenderam que precisam da Graça para continuar. Aplicam o princípio Divino, “se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber...” e “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:20-21). Vocês estão do mesmo lado, no mesmo time. Amor, respeito, compreensão, união. Não divida sua casa para que ela não caia, “todo o reino dividido contra si mesmo é devastado” (Mateus 12:25).

 

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

1. Por que você casou?

R.

2. O que seria se auto-boicotar no casamento?

R.

3. Quando e como perdemos tempo na vida?

R.

4. Qual é o alerta que recebemos ao sairmos da casa dos nossos pais?

R.

5. Qual a importância do casal orar junto?

R.

Leia também alguns artigos relacionados:

A depravação da humanidade
Comentário da lição
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que...
Prefácio aos romanos
Comentário da lição
PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.Texto...