Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;

Lamentações 3:21-25

 Você sabe o que o final do ano, o domingo e o amanhã têm em comum? É o começo de algo novo! É um presente que Deus lhe dá para iniciar de novo. É um novo começo, uma nova chance, uma nova oportunidade para você criar algo melhor, algo novo e especial – recomeçar. E podemos criar novos começos “trazendo à memória aquilo que nos dá esperança”.

carregou ao longo de nossas vidas... Algumas delas são boas e nos trazem grande alegria, outras, porém, tentamos evitar, pois nos pesam as tristezas ou angústias vivenciadas. Somos de certa forma, moldados pelas nossas lembranças, e podemos confirmar isso nas atitudes, medos, sentimentos que demonstramos em nosso dia a dia.

Leia também alguns artigos relacionados:

O rompimento da casca
Frutos de Mudança
Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se...
A vida que flui da morte
Frutos de Mudança
Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele...

O livro de Lamentações foi escrito num contexto de morte e destruição. Aqui o pano de fundo é a destruição de Jerusalém em 586 a.C, por Nabucodonosor, rei babilônico, o qual levou muitos judeus cativos à Babilônia. É inserido nessa situa- ção de dor e desassossego que Jeremias lamenta e manifesta: “Herança minha é o Senhor – eu digo – por isso, nele espero”.

Deus nos criou para sermos felizes, não para passarmos os dias afundados em lamentos e inertes. Recomeçar é preciso quando percebemos que as coisas não vão bem. Recomeçar é sempre possível quando colocamos de lado as dúvidas, pois perdedor na vida não é quem tentou e não conseguiu, e sim aquele que abandonou a coragem e perdeu a fé.

A palavra crise, em sua essência, significa mudança e transformação. Tenhamos conosco que toda crise é uma oportunidade de transformação, um tempo de crescimento. A mudança acontece de dentro para fora! Que aceitemos, portanto, sermos transformados pelas crises – elas são necessárias para nosso aprendizado e crescimento espiritual, pessoal e profissional.

“Gravei tudo isso em minha mente, aí está minha esperança”

A Bíblia nos diz:

[...] transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12:2

E como renovar nossas mentes? Alimentando-a com o que vem do alto (Tiago 3:17), pois isso nos dará a oportunidade de assimilar algo grandioso, maravilhoso que abençoará nossa vida: experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!

Precisamos da ajuda de Deus para que esse processo aconteça, pois não gostamos de nos formatar 1 , e tendemos a resistir à mudanças. Encher nossa memória de forma consciente com tudo aquilo que pode nos dar esperança é um bom começo! A Bíblia apresenta o “esperar” ou o “ter esperança” como uma das coisas mais abençoadoras da vida, pois isso traz a certeza de que nossos pedidos serão atendidos e de que podemos recomeçar confiantes que Deus está no controle.

Um copo cheio não comporta mais nada, seja bom ou ruim. Jesus em seus ensinamentos afirma a necessidade do “esvaziamento” e, diante dos conceitos divinos, abandonarmos os conceitos herdados, aprendidos e observados, que ocupam a nossa mente, nosso interior e deixam nossa vida entulhada de coisas insignificantes. Faz-se necessária, muita vezes, aquela limpeza geral, aquela varredura profunda, para que experimentemos novos conceitos, novas visões, novas perspectivas, novas esperanças

“Herança minha é o Senhor – eu digo – por isso, nele espero”

A fé precisa ser praticada e a esperança desenvolvida, pois ela é boa, abençoadora, enriquecedora, próspera e nos fortalece; só tem direito de esperar, quem tem promessa de Deus, e cumprida a nossa parte, podemos esperar confiantes porque Deus jamais deixará de cumprir com a Sua promessa. “Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lamentações 3:26). Deus pode tudo. Ele pode restaurar a sua casa, a começar nas pequenas coisas.

Rute, na Bíblia, é relatada como alguém que decidiu recomeçar. Sua fé no Deus de Israel a salvou (mesmo sendo estrangeira e vinda de um povo idólatra). Ela permitiu que o Senhor lhe desse um recomeço, e, como recompensa, se tornou mãe de Obede, bisavô de Davi. Rute teve fé e coragem para recomeçar, de estrangeira viúva, ela se tornou integrante da árvore genealógica de Jesus (Mateus 1:5). Quando Rute passou pelo pior momento de sua vida, ela tinha tudo para voltar para o seu povo idólatra, mas escolheu seguir os caminhos de Deus e, por isso, recebeu uma recompensa muito maior do que poderia imaginar!

Quando Deus pede para que você comece tudo de novo e reconstrua sua vida, em vez de entrar em pânico e olhar tudo à sua volta como uma punição, em vez de permitir que o medo lhe paralise, tente olhar para a experiência como um novo aprendizado. Como uma nova oportunidade para você edificar a sua vida em uma fundação mais forte e saudável. Uma nova oportunidade para você ser feliz. Uma nova oportunidade para você mostrar ao mundo quão misericordioso e bondoso é Aquele a quem serve.

Leia também alguns artigos relacionados:

Absorva os nutrientes
Frutos de Mudança
Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do...
PODA: um processo indispensável PODA: um processo indispensável
Frutos de Mudança
O FRUTO  Podar é uma das tarefas mais importantes para o crescimento de uma videira. Até 90% da...

“Há bondade no Senhor, sem fim, misericórdia que não acaba. Hoje e sempre está se renovando, sua grande fidelidade”

Precisamos regularmente encontrar motivos para recomeçar – e a primeira questão a ser afirmada é que: temos muitos motivos para recomeçar! Deus é bom! Sua misericórdia não tem fim! A sua grande fidelidade se renova!

Uma boa estratégia para o recomeço é desenharmos uma linha nos separando de tudo o que nos faz lembrar os traumas e as dores do passado, e começar de novo com uma nova visão, baseada na verdade que é a Palavra de Deus – Ele tem um plano perfeito para nós.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Jeremias 29:11

Toda ajuda é sempre bem-vinda. Então, apresentamos os 05 passos que podem lhe ajudar a recomeçar:

1. Desapegue-se do seu passado castrador:

Você não pode avançar na construção da sua nova vida até que faça tréguas com o seu passado.

2. Desenvolva uma visão para o futuro

Antes que você possa construir uma nova vida, você deve especificar na sua mente o que pretende alcançar, o que pretende viver e como.

3. Defina metas realistas:

O próximo passo para você construir uma nova vida é converter a sua visão num plano real e exequível. A forma de operacionalizar esse processo é através da definição de metas. Por outras palavras, a sua visão define o seu destino desejado. Os seus objetivos e metas são o seu mapa para chegar lá.

4. Tome um conjunto de ações:

Ter um plano é ótimo, mas para construir uma nova vida, você deve arregaçar as mangas e começar a trabalhar. O trabalho é a sua terapia. O conjunto de ações que você se propuser a realizar vai permitir reerguer-se, enfrentar a sua crise, reavivar a sua paixão pela vida, e consequentemente promover um melhor sentimento. A cada dia, é importante que você vá colocando uma pergunta tremendamente capacitadora e impulsionadora do seu objetivo: “Qual a menor coisa possível de executar que eu vou fazer hoje, e que me coloque mais perto do meu sonho?

5. Reforce a si mesmo ao longo da caminhada:

Você precisa cuidar atentamente de si mesmo através de um processo de reforço e recuperação. Num objetivo exigente como construir uma nova vida, o desgaste faz-se sentir. Abalos, recuos, frustrações, angústias, erros, falhas, desmotivação, tudo isto contribui para o consumo da sua energia. É imperativo arranjar mecanismos de compensação. Sem os mecanismos de compensação você correrá enormes riscos, tal qual um atleta que treina duro e recupera pouco. Comer bem, descansar bastante e comemorar as suas vitórias é um alimento necessário para você mesmo.

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

  1. 1) Por que o ser humano teme e evita as mudanças?
  2. Pesquise em um dicionário etimológico o significado da palavra crise e responda: Porque ela é necessária à mudança?
  3. Imagine-se no mesmo contexto de Jeremias em Lamentações, como ter esperança diante da dor e sofrimento, em relação ao futuro?
  4. Estudos revelam que a forma como “nutrimos” nossa mente muda a maneira como reagimos em diversas situações. Qual tem sido o seu cardápio?
  5. Desafio: Faça uma varredura geral em sua vida – em sua mente, emoções e comportamentos. O que pode ser formatado? Após sua autolimpeza, experimente mudar algo em sua vida. Comece de novo. Recomece!

Notas de rodapé

1. Em algum momento da vida útil de um computador ele com certeza irá clamar por ajuda. Os métodos de limpeza de RAM, desfragmentação de disco, otimização e escaneamento de antivírus passam a não ser suficientes para resolver a lentidão do PC. Nessas horas, a opção é formatar a máquina.

Leia também alguns artigos relacionados:

Em Ti, Senhor, esperamos! Em Ti, Senhor, esperamos!
Café Com Deus
"A nossa alma espera no Senhor. Ele é o nosso auxílio e o nosso escudo, pois nele se alegra o...
Começar de novo Começar de novo
Café Com Deus
Não são raras as vezes em que, em pleno meio de semana, nos encontramos tão perdidos em nossos...