Revista: Mensagens e Meditações

Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

Isaías 55:10-11

Texto base: João 15:1-16

Não tenho tempo! Esta é a expressão mais ouvida em nossos dias. Parece que este século é marcado pela falta de tempo. Onde foram parar todas as vinte e quatro horas do dia? A verdade é que temos dificuldade em aproveitar bem o nosso tempo. Se perguntarmos às pessoas qual é a principal razão do estresse delas, a maioria responderá que é não ter tempo para administrar seus afazeres.

O homem sonha e faz planos, mas Deus sempre realiza a Sua vontade.

Provérbios 19:21 (Bíblia Viva)

Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde eles vieram e nem para onde vão. Os sonhos nascem como flores nos terrenos da mente humana. O Dr. Augusto Cury afirma que há dois tipos de sonhos: O primeiro são os sonhos produzidos quando mergulhamos no sono. O segundo são os sonhos diurnos que produzimos quando estamos acordados, vivendo as batalhas da existência, sentindo a vida que pulsa em nosso dia a dia. Existem sonhos que produzimos quando nasce um filho, quando conquistamos um amigo, quando beijamos quem amamos.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

João 15:1-2

 Os frutos da árvore são o produto do crescimento e amadurecimento da planta. Os frutos mostram se a árvore é boa ou ruim. Nessa lição pretendemos abordar quão frutíferas as mulheres podem ser vivendo uma vida ligada à videira verdadeira. Quando a mulher se dispõe a obediência e crescimento diante da Palavra de Deus, os frutos são incontáveis.

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor".

Josué 24:15

Lembro-me bem de cada mudança − novos ares, nova casa, novas pessoas, novos amigos e novas oportunidades. De forma geral, as mudanças sempre me causaram expectativas de uma nova vida. Mas nem tudo são rosas. Ao falarmos em mudanças, precisamos falar também do “desconstruir” e de outros verbos com o mesmo sufixo: construir, reconstruir ou destruir. Exige-nos, portanto, muita energia, esforço, tempo e determinação. As mudanças são necessárias para que haja renovo e crescimento.

O FRUTO 

Podar é uma das tarefas mais importantes para o crescimento de uma videira. Até 90% da videira é cortada na poda anual. O jardineiro inteligente sabe que a poda correta interfere na quantidade e qualidade do fruto.

A Bíblia nos dá um exemplo terreno para explicar um princípio espiritual. Jesus afirmou:

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

João 15:1-2

Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos. Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações. Tendo perdido toda a sensibilidade, ele se entregaram à depravação, cometendo com avidez toda espécie de impureza. Todavia, não foi assim que vocês aprenderam de Cristo. De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Efésios 4:17-24

Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.

Salmos 92:12-13

Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto.

João 12:24