Igreja no Mundo

Há algo para agradecer ao Senhor pelo ano de 2020? Alguém passou este ano com um espírito de gratidão? A Sociedade Missionária responde a essas duas perguntas com um sonoro “SIM”. Vimos Deus mover-se poderosamente em 2020 em muitas partes do mundo, como na Índia, onde uma nova Igreja BSD está para começar, e na Colômbia, América do Sul, onde duas novas Igrejas BSD foram estabelecidas, e em Serra Leoa, onde uma escola BSD foi construída e será inaugurada em poucas semanas.

A República Democrática do Congo ou simplesmente Congo é um país localizado na África Central. É o lar da Associação do Evangelho Eterno da Conferência BSD. Com a ajuda dos BSDs dos EUA, eles embarcaram em um projeto de evangelismo para distribuir Bíblias em seus idiomas locais. Até o momento, eles implantaram duas equipes nas seções noroeste e central do país.

O Presidente da Sociedade Missionária Batista do Sétimo Dia, Danny Lee, e sua esposa Danita concluíram uma viagem missionária, especialmente para a África. Eles passaram cerca de um mês visitando e ministrando aos BSDs em Gana, Ruanda e Tanzânia. A caminho da África, eles pararam na Escócia visitando amigos e analisando as possibilidades de iniciar uma igreja BSD por lá. No caminho de volta para casa, eles puderam falar e compartilhar na igreja BSD Mill Yard em Londres, a igreja Batista do Sétimo Dia mais antiga do mundo.

O diretor-executivo Andy Samuels e o pastor Wayne North retornaram com segurança de sua missão a Bangladesh e Índia e relataram sucesso. Em Bangladesh, eles tiveram muitas oportunidades de compartilhar o Evangelho entre pessoas de origem principalmente hindu. O povo foi aberto e receptivo, e claramente estava faminto pela verdade da Palavra de Deus. Respostas a orações e corações tocados pelo poder e presença do Senhor eram inconfundíveis. Por mais de dois anos, a família Baroi orou por um testemunho Batista do Sétimo Dia em Bangladesh. Deus respondeu a essas orações. Agora, eles estão prontos para começar a primeira Igreja BSD em Bangladesh.

Em janeiro de 1847, Solomon e Lucy Carpenter e Nathan e Olive Wardner embarcaram para a China. Durante um século, a China foi o grande objetivo dos trabalhos missionários dos Batistas do Sétimo Dia. Em 1850, eles fundaram uma igreja em Xangai com sete membros. Depois de quase um século, em 1948, essa igreja relatou possuir 599 membros e ter realizados 93 batismos naquele ano. Naquela época, a igreja de Xangai era a maior igreja Batista do Sétimo Dia no mundo.

Os Batistas do Sétimo Dia de Andhra Pradesh e Manipur, na Índia, receberam assistência financeira da Sociedade Missionária para ajudar nos esforços de socorro devido à pandemia de coronavírus. A Índia está confinada e isso eleva os preços de alimentos básicos. O pastor Paul Chukka, presidente da Conferência dos BSD em Andhra Pradesh, relata que os fundos recebidos foram usados ​​para comprar arroz, provisões, óleo e cebola, que foram distribuídos a dez pastores BSD, a muitos membros da igreja e a pessoas das comunidades das igrejas. Existem nove igrejas BSD em Andhra Pradesh. Até agora, felizmente, não houve relatos de BSDs infectados com o vírus.

Queridos irmãos e irmãs Batistas do Sétimo Dia ao redor do mundo,

 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.    

Filipenses 4:6-7

Queridos Batistas do Sétimo Dia, 

Gostaríamos de reservar um momento para abordar a pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e sobre como deveria ser a nossa resposta como noiva de Cristo (a Igreja) em meio ao medo, preocupação e caos que estamos testemunhando.

Enquanto escrevemos para vocês, estamos recebendo notícias de muitos cancelamentos ou adiamentos de escolas, esportes, conferências e outras reuniões. Embora essa pandemia tenha causado um grande medo, ainda queremos reconhecer que Deus é soberano e está no controle. 

O que queremos ter certeza de fazer é não entrar nas disputas políticas e ondas de medo em nossa cultura. O medo não permanece como o medo. Ele rapidamente se transforma em ansiedade, estresse, egoísmo e até raiva. Nada disso glorifica a Deus. Ao invés dessas reações, que resposta seria mais sábia? Que respostas podem glorificar a Deus e mostrar nosso amor por nosso próximo acima de nós mesmos? 

“Não temam.” É o comando mais comum na Bíblia, mas ainda assim um dos mais difíceis de se obedecer. Mostre aos outros a confiança que você tem em Deus e que a esperança deste mundo não se encontra na NBA [National Basketball Association] ou na mercearia, mas em Jesus Cristo. Amor perfeito lança fora o medo. 

Esteja preparado, mas evite acumular suprimentos. A acumulação retira recursos de outras pessoas e apenas encoraja o pânico. 

Aprenda sobre os fatos da doença com os especialistas. Visite cdc.gov ou who.int para obter mais informações [em português acesse https://coronavirus.saude.gov.br]. Estamos aprendendo mais sobre sua taxa de virulência, incubação e contágio todos os dias. As pessoas idosas ou imunocomprometidas parecem estar em maior risco de sintomas graves.  

Mesmo que você não se sinta em risco, ame seus vizinhos que estão realmente preocupados e os profissionais médicos que estão fazendo o possível para conter a maré não apenas dessa doença, mas também do pânico causado pelas turbas. Não seja apático com o que está acontecendo com os outros. 

Pratique uma boa higiene pessoal. Lave as mãos e limpe as superfícies regularmente. Podemos acreditar e confiar no poder de Deus e ainda usar suas boas criações, sabonete e desinfetante. 

Pratique uma boa higiene pública. Evite contato pessoal por esse período durante reuniões públicas, incluindo adoração. Em vez de abraçar ou apertar as mãos, utilize cumprimentos que não envolvam o toque.

Se você estiver doente, fique em casa. Se você acha que corre alto risco ou não se sente à vontade para participar do culto, considere ficar em casa como precaução [algumas Igrejas Batistas do Sétimo Dia, como a de Brasília e de São Paulo, transmitem suas programações de forma online]. 

Preste atenção às orientações da sua prefeitura e Ministério da Saúde sobre o cuidado com os outros, quando não houver quaisquer conflitos com a sua fé e liberdade de consciência.

Se você cancelar os serviços de culto, certifique-se de comunicar tanto externamente quanto internamente.

Ore pelos doentes e vulneráveis. Ore por sabedoria para os líderes locais, estaduais e nacionais ao lidar com questões de saúde pública. Ore pelos profissionais de saúde. Ore por momentos para falar sobre o Evangelho em meio à escuridão.

Os diretores da Conferência Batista do Sétimo Dia continuarão a servir nossas igrejas de todas as maneiras possíveis. No entanto, incentivamos todos a examinar suas respostas à essa crise à luz do próximo e da eternidade. 

Por vocês e por Cristo, 

Diretores Carl Greene e John Pethtel

Conferência Geral Batista do Sétimo Dia dos Estados Unidos e Canadá


Traduzido e adaptado a partir de Letter to SDB Churches RE COVID-19 Pandemic <https://seventhdaybaptist.org/letter-to-sdb-churches-re-covid-19-pandemic>.