Defender e discutir aspectos da fé deve sempre ser um dos objetivos do crescimento cristão, mas sempre em amor e buscando a edificação de todos, inclusive de cristãos que tenham pontos discordantes de nós e a busca pelos não cristãos. 

Nesta visão, foi muito interessante a participação do Pastor Bernardino de Vargas Sobrinho, presidente da Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira (CBSDB) desde fevereiro deste ano de 2019, no programa “Vejam Só”, transmitido pela Rede Internacional de Televisão, a RIT TV, emissora vinculada à Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada pelo famoso “telepregador” R. R. Soares. O programa foi ao ar na noite do dia 29 de outubro e foi uma importante oportunidade de divulgação da nossa denominação, visto que o “Vejam Só” já tem se tornado um tradicional programa de debates dos mais variados pontos de vista bíblico-cristãos dentro de um dos mais importantes canais evangélicos do país.

Dias antes da transmissão do programa, o próprio Pastor Bernardino gravou um vídeo noticiando os irmãos sobre o convite para participar do programa, chamando-os a assistir e disse o tema que estava sendo proposto: “Por que Deus mandou matar um homem que colhia lenha no sábado?”, baseada em Números 15 Neste vídeo, o pastor presidente da CBSDB esclareceu que não estava sendo convidado para defender a guarda do sábado, mas sim, falar de uma situação específica que ocorreu no Santo Dia do Senhor e que devido a isso, receava frustrar alguns irmãos que esperassem algo diferente do proposto. Mesmo assim, Pastor Bernardino defendeu a santificação do Sábado, quando oportuno na conversa com o outro debatedor, e deixou claro sobre a regra de fé Batista do Sétimo Dia baseada unicamente na Bíblia, a Palavra de Deus, o que de fato foi percebido no programa apresentado pelo Pastor Eber Cocareli e que ainda contava com a participação do Pastor Carlos Augusto Vaillati, biblista de renome nacional, que possui doutorado em Estudos Judaicos pela Universidade de São Paulo (USP). 

Leia também alguns artigos relacionados:

A lei, a carne e o espírito
Comentário da lição
Que diremos pois?Texto de EstudoQue diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu n&...
Graça maravilhosa
Comentário da lição
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida...

O debate era sobre um tema “espinhoso”, complicado para fazer a associação entre “o Deus irado do Velho Testamento” e o “Deus amoroso do Novo Testamento” e entre as atitudes rigorosas tomadas por Deus no VT e as atitudes mais “suaves” tomadas por Jesus no NT. E essa complicação acontece tanto para sabatistas ou não, afinal, por que tanto rigor da parte de Deus contra um homem que estava trabalhando? Partindo desse ponto também se debateu sobre a justiça de Deus, propósito das leis mosaicas e validade dessas leis no contexto hodierno. 

Por fim, o programa procura discorrer o assunto procurando solucionar o motivo da execução descrita no quarto livro da Bíblia. Ambos os pastores se basearam na própria Palavra e em estudiosos em Teologia para tentar explicar o polêmico tópico. 

Em outros momentos, o assunto sobre a vigência do Sábado para os cristãos de hoje também foi discutido, onde se percebeu que os interlocutores de uma maneira educada respeitaram os pontos de vista do oponente, mas sem cederem das suas convicções. Porém percebeu-se muita curiosidade e até mesmo admiração do apresentador com a história e com as práticas Batistas do Sétimo Dia, sempre embasadas na Bíblia e muito bem mostradas pelo Pastor Bernardino.

Por fim, o programa exibido em rede nacional pela RIT TV e também pela internet foi de grande valia para divulgar o nome de nossa querida denominação, exibir muitos pontos da IBSD que os outros cristãos desconhecem ou entendem de maneira equivocada, talvez por fazer associação com outra igreja sabatista devido à designação “do Sétimo Dia”. 

Aos que assistiram o programa no dia de sua apresentação e desejam rever, ou aos que não puderam fazê-lo por alguma razão alheia, segue o link do debate na íntegra. Vale a pena assistir, divulgar, comentar.

O link é https://youtu.be/i2mk5nRylgc

Após a gravação do programa, houve um convite ao Pastor Bernardino para que este se fizesse presente mais vezes por lá e inclusive já existe a possibilidade de um debate com o Pastor Leandro Quadros, um dos mais conhecidos pastores adventistas brasileiros da atualidade e apresentador da Rede Novo Tempo (canal de comunicação ligado à IASD), sobre as diferenças doutrinárias e práticas entre os Adventistas do Sétimo Dia e nós, os Batistas do Sétimo Dia. De acordo com nosso representante, o convite já era para este mês, entretanto, ficou para o próximo ano, ainda sem data definida, devido aos compromissos dele.

Que Deus abençoe aos líderes da nossa Igreja Batista do Sétimo Dia, em especial o Pastor Bernardino, presidente da Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira, que nunca se omitiu de difundir o nome e as convicções de fé e prática da nossa denominação, sempre usando a Bíblia como referência. Também pedimos que Deus ilumine a cada membro espalhado pelo Brasil para que sejam atuantes no seu cristianismo e na sua vivência de acordo com a vontade e os preceitos de Deus,  mas não por causa “da placa de nossa igreja”, e sim, por amor ao nosso mestre e salvador Jesus Cristo, o autor da fé!

Graça e Paz a todos!

Leia também alguns artigos relacionados:

As bênçãos da justificação
Comentário da lição
Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda...
Não há um justo sequer
Comentário da lição
Pois quê?Texto de EstudoPois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma,...