O arqueiro tensiona a corda de aço com uma flecha puxando-as para trás. Quanto mais a corda retrocede maior é o impulso que leva a flecha adiante. De certa forma é assim que funciona o conhecimento histórico. Quanto mais voltamos ao passado mais informações temos para interpretar os desafios do presente e para nos lançar acertadamente para o futuro.

Ao trazer essa reflexão para o âmbito institucional rapidamente nos questionamos: O que sabemos do passado da Igreja Batista do Sétimo Dia no Brasil? Como nosso presente reflete acertos e desacertos gerados no passado? O que devemos manter ou implantar para atingir o futuro almejado? Com toda certeza as respostas a essas indagações são de grande interesse da comunidade Batista do Sétimo Dia no Brasil.

Por esse motivo, um importante impulso tem nos visitado e revisitado. Trata-se da necessidade de realizar um levantamento histórico referente a Igreja Batista do Sétimo Dia no Brasil.

Leia também alguns artigos relacionados:

Centenário no Brasil Centenário no Brasil
Igreja no Brasil
100 Anos de História no Brasil Foi realizado entre os dias 17 e 20 de Janeiro de 2013, na Chácara...
Apocalipse: O desenrolar da história Apocalipse: O desenrolar da história
Lições Bíblicas
Nesta lição vamos estudar a segunda parte do livro de Apocalipse, onde discorreremos o conteúdo dos...

O primeiro movimento oficial nesse sentido ocorreu no início dos anos 2000, por meio de uma equipe que incluía a diaconisa Marlene Garcia e o Diácono Alceu Garcia que visitaram a maioria das igrejas locais espalhadas pelo Brasil, realizando entrevistas e colhendo informações históricas. Essa equipe contou também com a colaboração do Irmão Hélio historiador e membro da Igreja de Joinville

Desde os anos 2000 desafios tem se interposto a efetividade da missão de transformar nossa história em livro. Todavia, cientes que essa materialização histórica precisa acontecer, e partindo dos trabalhos arduadamente realizado pelos integrantes do primeiro projeto, novos esforços têm sido canalizados em prol da reconstrução de nossa memória institucional.

Um novo projeto

O saudoso Pr. Jonas Sommer foi um dos membros Batistas do Sétimo Dia mais interessados na reconstrução e materialização de nossa história. Essa positiva inquietude do Pr. Jonas mobilizou pessoas para uma nova iniciativa que visa transformar em livro a História da Igreja Batista do Sétimo Dia Brasileira.

Essa iniciativa foi oficializada em março de 2018 durante uma reunião da Conferência Batista do Sétimo Dia Brasileira (CBSDB) ocorrida na cidade de Curitiba. Desde março, um novo projeto foi escrito, documentos já selecionados por projetos anteriores têm sido interpretados, novas investigações documentais e entrevistas estão sendo  levantadas.

Aprovado pela CBSDB e conduzido por profissionais especializados o novo projeto prevê a publicidade da História da Igreja Batista do Sétimo Dia Brasileira por meio de livros que serão escritos em pelo menos três edições. A primeira edição, já em andamento, contempla um relato histórico da origem e dos primórdios da Igreja Evangélica Adventista do Sétimo Dia que mais tarde transformou-se na Igreja Batista do Sétimo Dia Brasileira. Para as próximas edições, além de outros temas, prevemos uma descrição da expansão da IBSD pelo Brasil e a publicitação de histórias de igrejas locais.

A partir destes livros, propõem-se o desenvolvimento de uma cultura de preservação da memória histórica da Igreja Batista do Sétimo Dia do Brasil. Neste sentido, está previsto a criação de um manual prático para que líderes das igreja locais possam se conscientizar da necessidade de preservação da história da nossa igreja bem como realizar tal tarefa.  

Os Historiadores da Igreja Batista do Sétimo Dia

Saber que estamos prestes a possuir um livro sobre a História dos Batistas do Sétimo dia é motivo de muita satisfação. Esse contentamento fica ainda mais intenso ao podermos contar com Historiadores qualificados provenientes de nosso próprio rol de membros.

Documentário da Igreja Batista do Sétimo Dia em Piraí do Sul - PR
Foto da Igreja de Itararé - SP

O Professor historiador Juliano Mainardes Waiga é um dos envolvidos no novo projeto que resultará na reconstrução e escrita da história de nossa igreja. Nascido em Piraí do Sul- PR, nosso colaborador frequentou a Igreja Batista do Sétimo Dia da cidade. Nessa denominação foi batizado, ensaiou seus primeiros passos na fé e produziu um documentário histórico sobre sua igreja local.

Além de contribuir com reflexões e mensagens na IBSD de Piraí do Sul o membro Juliano Mainardes foi convidado a contribuir com a CBSDB por meio da escrita de devocionais da lição bíblica desde 2013.

Autor do livro “Ensino e aprendizagem de história quanto ao tempo e o espaço: desafios atuais” nosso membro colaborador é formado em história pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui curso na área de psicologia clínica, pós-graduação em psicologia transpessoal, tendo recentemente concluído o mestrado em educação pela universidade Federal do Paraná. Residente na cidade de Curitiba leciona história na rede escolar da cidade, mantém suas contribuições com nossos devocionais bíblicos e está comprometido com o novo projeto referente a História da Igreja.

Leia também alguns artigos relacionados:

Breve Histórico e Reinauguração da PIB7Curitiba Breve Histórico e Reinauguração da PIB7Curitiba
Igreja no Brasil
No início dos anos cinquenta do século passado, o então pastor Afonso Martins solicitou à Prefeitura...
Comunicado: Educação Cristã, TIME, História BSD Comunicado: Educação Cristã, TIME, História BSD
Igreja no Brasil
Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, sejam...

Documentário Baluartes
Documentário Baluartes

O Pr. André Garcia Ferreira também está afrente do projeto de reconstrução de nossa história. Nasceu na cidade de Itararé, localizada no interior de São Paulo. Com oito dias de vida, retornou com seus pais para a capital paulista, onde mora atualmente. Frequentou durante sua infância a Igreja Batista do Sétimo Dia no Bairro de Cidade Patriarca, zona leste de São Paulo. Porém, na adolescência, como em muitos casos de outros jovens, deixou de frequentar a igreja, retornando-a no ano de 1996. No ano seguinte foi batizado em sua cidade natal. Entre os ano 2000 à 2002, frequentou a Igreja Batista do Sétimo Dia no Bairro de Jaguaré, onde contribuiu para sua fundação. Atualmente é um dos pastores da Primeira Igreja Batista do Sétimo Dia de São Paulo. Em 2008, contribuiu com a produção e direção do documentário “Baluartes” que relata os 50 anos da PIB7-SP.

Bacharel em História pela Universidade de São Paulo, o Pr. André é pós-graduado em Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho e cursando Tecnólogo em Gestão Pública pela FATEC-SP, exerceu a docência ao longo de 17 anos. Atualmente é gestor escolar de uma escola da Prefeitura Municipal de São Paulo. Cursou a primeira turma do TIME entre os anos de 2010-2014, sendo ordenado pastor pela Conferência Batista do Sétimo Dia do Brasil em dezembro de 2014.

Solicitação Final

A escrita de um livro histórico não se dá unicamente pelo envolvimento de profissionais especializados. A reconstrução da história da Igreja Batista do Sétimo Dia depende do envolvimento e colaboração de seus membros. Desse modo, aproveitamos para reforçar solicitação já manifesta pelo presidente da CBSDB, o Pr. João Telles .

A efetividade do novo projeto, sobre a História dos Batistas do Sétimo Dia do Brasil, está ligada ao livre acesso a arquivos de igrejas locais. Contamos também com a proatividade dos membros do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, quanto ao compartilhamento de informações, a disponibilização de fotos e outros documentos, bem como, a disponibilidade para eventuais entrevistas. Essa rede de colaboração contribui para escrita qualitativa de nossa história. Através desse comprometimento coletivo poderemos reconstruir de modo mais completo e plausível a história da Igreja Batista do Sétimo Dia no Brasil.

Disponibilizamos um canal para coleta e centralização de informações, através deste formulário. Por hora, interessados em contribuir podem entrar em contato, com um dos profissionais envolvidos:

Pr. André Ferreira

Pr. André Ferreira

(11) 98677-8807

Professor Juliano Mainardes Waiga

Profº. M. Juliano Mainardes Waiga

(42) 99820-3801

Leia também alguns artigos relacionados:

Mulheres na História Batista do Sétimo Dia Mulheres na História Batista do Sétimo Dia
Mulheres
Com a vinda de Cristo a este mundo, a situação das mulheres mudou dramaticamente. Nas nações pagãs...
Breve histórico da IBSD de Palmitinho-RS Breve histórico da IBSD de Palmitinho-RS
Igreja no Brasil
A igreja Batista do Sétimo Dia de Palmitinho-RS, iniciou suas atividades há 41 anos atrás na...