Liderança

 A sucessão na igreja pode ser um assunto difícil e, às vezes, envolver muitas conversas desagradáveis. Mas não precisa ser assim. À medida que os pastores envelhecem, eles podem se preparar para que a transição da liderança em suas igrejas ocorra sem problemas e suas igrejas estejam preparadas para permanecer em uma trajetória saudável.

Provavelmente você não quer ver sua igreja parar de cumprir sua missão. Uma das primeiras missões da igreja local é alcançar novas pessoas com o amor de Cristo, o que resulta, naturalmente, em crescimento. Mas quase toda igreja (e quase toda organização) enfrenta períodos em que o crescimento para. Muitas não tem visto crescimento por anos, ou décadas. O que fazia efeito antes e parou de fazer agora? Um mal-estar se estabelece e é muito difícil descrever. O que fazer?

  Fala com sabedoria e ensina com amor.    

Provérbios 31:26

Volta às aulas e os desafios do educador

Estamos vivendo uma época da história da humanidade de profunda mudança em todos os segmentos da sociedade. Paira sobre nossa geração uma nova visão de encarar a realidade e de celebrar a vida. E essas mudanças ocorridas de forma rápida e transacional em nossa sociedade é denominada “Pós-Modernidade”.

  Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra. Quando as nuvens estão cheias de água, derramam chuva sobre a terra. Quer uma árvore caia para o sul quer para o norte, no lugar em que cair ficará. Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá. Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas. Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas. A luz é agradável, é bom ver o sol. Por mais que um homem viva, deve desfrutar sua vida toda. Lembre-se, porém, dos dias de trevas, pois serão muitos. Tudo o que está para vir não faz sentido.    

Eclesiastes 11:1-8

Muitos líderes se perdem entre os conflitos que emergem no seio de suas equipes. Encontram-se perdidos, impacientes e confusos ante a determinados conflitos de liderados que não se explicam, nem se resolvem.

O líder pensa: já estabeleci funções, limitei papéis, admoestei, orei, fiz de tudo para com quase todos e essa problemática não se resolve. Sempre há conflitos que se repetem entre a mesma pessoa ou grupo.