Os Batistas do Sétimo Dia possuem a convicção, expressa em seu próprio nome denominacional, de que o dia de Sábado é um tempo especial. Foi nesse dia que Deus descansou de Sua obra criadora, recebendo a Sua bênção e santificação (Gênesis 2:1-3). Conforme expresso em nossa Declaração de Fé:

“Cremos que o sétimo dia da semana, Sábado, é um tempo sagrado, um dom de Deus para todas as pessoas, instituído na criação, afirmado nos Dez Mandamentos e reafirmado no ensino e exemplo de Jesus e dos apóstolos.”

Ao explicarmos nossas convicções sabatistas, frequentemente ouvimos a pergunta: “vocês não fazem nada no Sábado então?” De forma alguma o Sábado é um tempo de ociosidade, mas muitos de nossos irmãos não têm uma ideia clara sobre o que se é lícito ou que tipo de atividade pode preencher o nosso sétimo dia. Procurarei nesse artigo oferecer algumas orientações práticas sobre essa questão.

Leia também alguns artigos relacionados:

Jesus e o Sábado Jesus e o Sábado
Comentário da lição
  E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na...
Declaração de Fé: Liberdade de consciência
Comentário da lição
 NOSSA DECLARAÇÃO: “Nós, Batistas do Sétimo Dia, consideramos a liberdade de consciência sob a...

1) Coloque Suas Preocupações de Lado

O Sábado não é um dia para mantermos preocupações. Passamos seis dias inseridos em trabalhos, estudos, atividades domésticas, entre outras. Vivemos constantemente agitados, nervosos, correndo de um lado para outro... Mas ao pararmos no Sábado, reconhecemos mais uma vez que nossa existência não depende de nós mesmos, mas que existe um Deus que nos toma em Suas mãos e nos fortalece. Nós lançamos toda a nossa ansiedade sobre o nosso Criador, pois sabemos que Ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7).

O sétimo dia é o melhor tempo para atendermos ao convite de nosso Senhor Jesus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30) Nas palavras do profeta Isaías, o Sábado é tempo de construirmos um relacionamento correto e amoroso com nosso Pai, centrando os nossos pensamentos nas Suas palavras:

   Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. É o Senhor quem fala.    

Isaías 58:13-14

2) Vá à Igreja

Deus declarou a Israel que o Sábado era um tempo de “santa convocação” ou “reunião sagrada” para Seu povo (Levíticos 23:3). Ao frequentarmos a Igreja no Sábado, seguimos o exemplo de Cristo e da Igreja primitiva.

 Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume.    

Lucas 4:16

 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se.     

Atos dos Apóstolos 13:14

 E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.    

Atos dos Apóstolos 13:44

No culto sabático, cumprimos a admoestação do livro de Hebreus:Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10:25)

3) Realize Atividades Espirituais

Ao nos abstermos das atividades rotineiras, temos tempo para as coisas do alto. O Sábado nos provê um tempo necessário para oração, louvor, meditação e leitura da Palavra e outros escritos cristãos que venham a edificar a nossa vida. Por meio da oração, agradecemos e apresentamos nossas petições perante Deus. Por meio de Sua Palavra, Deus revela Seu amor, Suas promessas e Seus estatutos e juízos à Igreja.

Muitas editoras cristãs no Brasil (como CPAD, Mundo Cristão, Vida, Vida Nova, Cultura Cristã e Fiel) publicam obras de excelente qualidade para edificação e capacitação dos cristãos. Além disso, a Igreja Batista do Sétimo Dia publica trimestralmente as lições da Escola Bíblica Sabatina para a instrução espiritual de seus membros, bem como outras publicações que tratam sobre a bela história e a teologia de nossa denominação (veja Publicações). Não deixe de adquirir esses materiais para seu enriquecimento pessoal.

4) Passe Tempo em Família

Muitos pais que trabalham seis dias por semana não dispõem de tempo para passar junto de seus cônjuges e filhos. O Sábado provê a oportunidade de se passar tempo em família. Nesse dia, a família pode sentar-se para conversar sobre suas histórias de vida, verem fotografias, lerem juntos ou assistirem a filmes cristãos edificantes (veja algumas  dicas aqui).

Leia também alguns artigos relacionados:

Declaração de Fé: Sábado Sagrado Declaração de Fé: Sábado Sagrado
Comentário da lição
NOSSA DECLARAÇÃO: “Cremos que o sábado sagrado da Bíblia, o sétimo dia da semana, é tempo sagrado,...
Sábado: Um dia especial! Sábado: Um dia especial!
Café Com Deus
“Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na...

 Eu e minha família serviremos ao Senhor.    

Josué 24:15

 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.    

Deuteronômio 6:6-7

5) Tenha Contato com a Natureza

Devido às nossas atividades diárias, muitos de nós passamos a maior parte do tempo dentro de quatro paredes de concreto. Mal temos tempo de passear em meio à natureza e admirar as obras da criação de nosso Deus, mas podemos fazê-lo no Sábado.

 E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.    

Atos dos Apóstolos 16:13

 Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado.    

Mateus 12:1

Aproveite o dia de Sábado para fazer um passeio ou caminhada em um parque, jardim ou zoológico. Que tal um piquenique em família ou com outros irmãos em Cristo? Tal ocasião é importante especialmente para as crianças. Observe as árvores, flores e animais, e louve a Deus por Seu poder e Sabedoria manifestados nas obras de Suas mãos.

 Quantas são as tuas obras, Senhor! Fizeste todas elas com sabedoria! A terra está cheia de seres que criaste.    

Salmos 104:24

6) Realize Visitas

  Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André.    

Marcos 1:29

 Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição.    

Lucas 14:1

O Sábado pode ser um tempo adequado para se fazer uma visita a algum parente, amigo ou irmão em Cristo a quem não vemos há muito tempo. É um tempo para fortalecimento de amizades e laços fraternais. Se a pessoa não for cristã, pode ser ainda uma oportunidade de compartilharmos com ela sobre o grande amor de Deus manifestado por meio de Jesus Cristo.

7) Faça o Bem

Jesus disse que “é lícito fazer bem nos sábados” (Mateus 12:12). Podemos visitar pessoas aflitas e solitárias em asilos, orfanatos ou hospitais, distribuir alimentos, entregar folhetos e mensagens evangelísticas, darmos estudos bíblicos ensinando as pessoas sobre a Palavra ou doarmos sangue. Ao trabalharmos em favor do próximo sentimo-nos bem com nós mesmos e imitamos o próprio exemplo de Jesus, que por meio de Suas curas e milagres demonstrou a importância do amor e dos atos de serviço ao nosso semelhante.

Leia também alguns artigos relacionados:

Batistas do Sétimo Dia sofrem com tragédia em Serra Leoa Batistas do Sétimo Dia sofrem com tragédia em Serra Leoa
Igreja no Mundo
Diversos noticiários pelo mundo relataram semana passada uma grande tragédia que aconteceu em Serra...
Início da Igreja Batista do Sétimo Dia em Cuba Início da Igreja Batista do Sétimo Dia em Cuba
Igreja no Mundo
Em agosto de 2018, tive a oportunidade de viajar a Cuba para me reunir com os cristãos guardadores...