Muitas pessoas confundem provação com tentação, porém, são situações diferentes. A provação é quando nos acontece algo desagradável, permitido por Deus, com o objetivo de fortalecer a nossa fé e nos trazer mais perto do Senhor. Porém, a tentação não vem de Deus (Tiago 1:13-14). Ela ocorre quando o inimigo quer nos fazer cair e nos “provoca” a fazer algo que vai contra a Palavra de Deus.

É preciso estar preparado para lidar com as tentações. Satanás irá atacar em nossos pontos fracos, colocará dúvidas e mentiras em nossa mente sobre a Palavra de Deus e insistirá para cairmos na desobediência. Para sairmos vitoriosos dessa situação, precisamos seguir o exemplo de Jesus. Ele também foi tentado mas venceu, permanecendo firme na Palavra de Deus (Mateus 4:1-11).

A Bíblia é a nossa arma mais poderosa contra as ciladas do inimigo. Além dIsso, em Efésios 6:13-17, Paulo nos adverte a usar toda a armadura de Deus para estarmos preparados para vencer as tentações. Também é importante  identificar os nossos pontos fracos e mantermo-nos afastados dessas situações de risco. Sempre quando sentirmos que algo está nos induzindo a ir pelo caminho contrário, é hora de tomar uma atitude. É hora de sair de desse lugar, é hora de parar de falar com tal pessoa, é hora de desligar a televisão,  sair das redes sociais, hora de desviar a atenção para algo bom.

Leia também alguns artigos relacionados:

Vigiem e orem para que não caiam em tentação! Vigiem e orem para que não caiam em tentação!
Café Com Deus
“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; Ele não permitirá...
Maior é o que está em nós: Jesus! Maior é o que está em nós: Jesus!
Café Com Deus
“Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.” (Tiago 4:7, NTLH)...

Porém, às vezes, não conseguimos vencer a situação sozinhos. Pode ser que precisemos de alguém que ore por nós e nos ajude vencer a tentação. Não precisamos ter vergonha disso. Afinal de contas, estamos numa luta e todos precisamos de ajuda. Por isso, vamos expor a seguir, nove versículos que ajudarão você a vencer as tentações. Lembre-se deles quando estiver passando por elas!

1º - Hebreus 2:18:

  Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.    

Hebreus 2:18

Como já vimos, Jesus também foi tentado. Mesmo sendo Deus, Jesus veio a esta Terra como homem, para vencer a morte e nos trazer salvação. Com isso, Ele experimentou todas as experiências humanas e a tentação é uma delas. Ninguém pode afirmar que Jesus não sabe o que passamos. Sim, Ele sabe, e viveu na pele tudo o que vivemos. Jesus sabe que é difícil não ceder à tentação. Ele havia passado quarenta dias e quarenta noites em jejum e estava com fome. Nós também sabemos o quão difícil é estar com fome e não poder comer. Mas Jesus esteve firme até o fim, até que Satanás o deixasse. Passou pela tentação sem pecar (Hebreus 4:15). Jesus pode e quer nos ajudar a vencer também. Basta um pedido sincero, e Ele irá nos socorrer.

2º - Tiago 4:7:

  Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.    

Tiago 4:7

Satanás deixou Jesus, pois não tinha argumentos contra a Palavra a Deus. Apesar de ter tentado contra-argumentar a Jesus sobre a Palavra, Jesus mostrou que estava bem preparado e conhecia muito bem as Escrituras. Satanás não teve outra alternativa a não ser parar de “discutir” e ir embora. Que extraordinário seria se isso acontecesse conosco! Mas, isso é possível! Tiago diz que se resistirmos, assim como Jesus, Satanás também fugirá de nós. Ele nos ataca porque nos odeia e não quer que sejamos salvos (IPedro 5:8). Não podemos permitir que caiamos em suas ciladas, lembre-se: “...aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4).

3º - Mateus 26:41:

  "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".    

Mateus 26:41

Não podemos deixar de reconhecer que somos vulneráveis às tentações. Não podemos pensar que somos tão espirituais, e que nossa fé está tão forte, que a tentação não irá chegar, ou que, se ela chegar, vamos tê-la sob controle. Pode ser que sim, e com todas as orientações que vimos, consigamos ter o controle da situação, mas, não podemos esquecer que isso é algo muito difícil para nós. Somos humanos e tendemos ao pecado. Precisamos ficar alertas e nos manter longe das situações que atraem as tentações. A ordem de Jesus é clara: “Orem para que não caiam em tentação.”

4º - Gênesis 39:10:

  Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar-se com ela e evitava ficar perto dela.    

Gênesis 39:10

A partir do versículo 37 de Gênesis, é possível conhecermos a história de José. Um homem que desde sua juventude, era temente a Deus. No capítulo 39, vemos que José era tentado todos os dias a deitar-se com a mulher de seu patrão. Sendo ele solteiro e ela, provavelmente, muito bonita, podemos imaginar o quão difícil era essa situação para ele. Mas José estava preparado. Provavelmente, ele sentia vontade de deitar-se com ela, mas sabia que isso seria um erro. Por isso, ele se recusava e evitava ficar perto dessa mulher. Ele sabia que se fizesse isso, não estaria apenas traindo a confiança de seu patrão, mas que estaria pecando contra Deus (v.9). José evitava a tentação. Ele saia de perto da mulher e ia fazer outras coisas, pensar em outras coisas... Que belo exemplo! É assim que precisamos agir diante da tentação.

5º - Gálatas 6:1:

  Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.    

Leia também alguns artigos relacionados:

12 versículos bíblicos para acalmar sua alma ansiosa 12 versículos bíblicos para acalmar sua alma ansiosa
Café Com Deus
Preocupação, medo, nervosismo, insegurança, coração acelerado, insônia... esses são alguns sintomas...
11 versículos para ajudar a confortar o enlutado 11 versículos para ajudar a confortar o enlutado
Café Com Deus
“Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16:33). Aflição: “...

Gálatas 6:1

Vimos que, às vezes, podemos precisar de ajuda para conseguir vencer uma tentação, porém, outras vezes, pode ser que nós sejamos procurados para ajudar alguém. Também precisamos estar preparados para isso. Precisamos ter sabedoria ao dar um conselho, e amor para orar por tal pessoa. Mas, além de tudo, precisamos cuidar de nós também, para que nesse momento estejamos firmes e não venhamos  cair com essa pessoa. Lembre-se que, se alguém procurou a sua ajuda é porque confia em você!

6º - 1 Coríntios 10:13:

  Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.    

1 Coríntios 10:13

Como já falamos, resistir à tentação é algo difícil, e muitas vezes parece impossível não ceder. Mas neste versículo, Paulo nos diz que todos nós enfrentamos a mesma situação. Todos somos tentados naquilo em que somos mais fracos, mas temos a garantia de que Deus não deixará que a tentação vá além do que possamos suportar. Apesar da tentação ser algo que nos induz a pecar, ela também serve para nosso amadurecimento espiritual, pois a cada vez que vencemos a tentação, adquirimos as características de um ser mais parecido com Cristo, por isso Deus permite que passemos por essas situações. Mas não sozinhos, pois ele nos dá o escape para que possamos suportar.

7º - Hebreus 12:1:

  Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,    

Hebreus 12:1

Em nossa caminhada cristã, não podemos esquecer jamais do nosso propósito na Terra, que é viver de modo que alcancemos a vida eterna. Para isso, precisamos seguir o que a Palavra de Deus diz e procurar ser como Jesus. Durante esse processo virão as tentações que nos farão pensar em parar e tonarão as coisas mais difíceis do que já são, mas não podemos desistir. Precisamos nos livrar delas e de tudo o que nos impede de alcançar o nosso objetivo e termos perseverança para continuar a nossa “corrida”. O cansaço e o desânimo, poderão bater à nossa porta, mas será preciso escolher por resistir. Como vimos, Jesus, também teve uma árdua corrida, mas venceu e garante que nos ajudará a vencer também.

8º - Gênesis 4:7:

  Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo".    

Gênesis 4:7

Neste versículo, vemos Deus alertando Caim sobre o desejo ruim que estava em seu coração. Deus sabia que as intenções de Caim não eram boas naquele momento e aconselhou-o a dominar seus maus desejos. Infelizmente, Caim não ouviu o conselho do Senhor e acabou cedendo a tentação do ódio. Mas, graças a Deus, hoje nós temos a oportunidade de fazer diferente. Assim como em Caim, os maus desejos estão dentro de nós (Tiago 1:14) e temos que dominá-lo para podermos ter a vitória. Por mais difícil que seja, não é impossível. Se fortalecemos nossa comunhão com Deus todos os dias e dEle não nos afastarmos, será mais fácil manter o pecado longe.

9º - Romanos 8:37:

  Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.    

Romanos 8:37

Se podemos ter certeza de alguma coisa em nossa vida, é de que em Jesus nós podemos todas as coisas. Não existe tentação que não possa ser vencida, se estivermos firmes em Cristo. Se a situação estiver difícil, e você perceber que está caindo, corra para Deus. Não espere cair, não pense que por estar gostando do que está sentindo, e por ser algo errado, você precisa ter vergonha de pedir a ajuda de Deus. Você não precisa! Deus entende e conhece você. Mas, se por acaso, você já tenha caído, já tenha cedido à tentação, saiba que não é tarde. Deus está desejoso a lhe perdoar e ajudar a mudar essa situação. Volto a repetir, em Jesus podemos todas as coisas!

Leia também alguns artigos relacionados:

25 versículos Bíblicos para memorizar com as crianças 25 versículos Bíblicos para memorizar com as crianças
Infanto-Juvenil
Uma das coisas mais importantes que podemos fazer por nossas crianças é ensinar a Palavra de Deus. ...