O legado espiritual de Maewyn Succat é irônico e inspirador. Nascido em uma família cristã fiel por volta de 385 d.C., na Escócia, quando jovem, ele foi sequestrado, contrabandeado para a Irlanda e vendido como escravo de um pastor de vacas e porcos.

No momento de sua captura, por volta dos 15 anos, Succat não era um seguidor de Jesus - ele estava cheio de luxúria, ódio e engano, e ignorou a influência amorosa de seu pai, um respeitado líder da igreja. Succat chegou a acreditar que seu egoísmo o condenou, mais tarde escrevendo sobre sua captura: “aconteceu segundo nossos desertos, porque nos afastamos de Deus e não guardamos os seus preceitos.”

Mas durante seus seis anos de duro cativeiro, vestindo trapos como roupas e com pouco abrigo de chuvas fortes e noites frias, Succat deu sua vida a Deus. Durante aquelas longas noites de fome e sofrimento, ele se lembraria das vozes gentis de sua mãe e seu pai pedindo-lhe que seguisse Jesus. E finalmente, ele percebeu que havia algo mais na vida do que apenas ele mesmo.

Olhando para os céus estrelados, Succat orou a Deus na noite de sua conversão: “Vou levantar e ir para o meu Pai”. Logo depois, ele escapou do cativeiro e retornou à sua terra natal, pronto para seguir o chamado do Céu. Revigorado por sua nova devoção, Succat encontrou e se juntou a uma igreja cuja voz na história foi perdida.

Contra a corrente dos ensinamentos religiosos da época, a Igreja Celta guardava o sábado como um dia santo e praticava o batismo por imersão. Eles acreditavam que a lei de Deus era primordial e davam sua lealdade somente a Cristo. Eles acreditavam que não havia diferença entre obedecer a lei e a moralidade final; obedecer fielmente à Palavra de Deus era o sinal do amor e da devoção de um cristão.

Succat rapidamente subiu nas fileiras desta igreja, lutando contra o início do paganismo das ilhas britânicas e da Europa. Em algum momento em seus vinte e tantos anos, ele começou a sonhar com a ilha verde que certa vez chamou de lar. Ele sonhava com a forma como os pagãos ali sofriam em meio à pobreza econômica e espiritual - e, por fim, ele acreditou que Deus o estava chamando para retornar a Erin, que uma vez o manteve prisioneiro, para libertá-la com Sua Palavra. O converso fiel seguiu sem hesitação.

Succat retorna para a Ilha de Esmeralda

A conversão da ilha é tanto desconcertante quanto milagrosa. Succat liderou um grupo de crentes da ilha, estabelecendo igrejas que glorificariam o reino de Deus expressando sua fé através da obediência. A Rainha Margaret escreveu sobre essa e outras práticas “peculiares” da crescente Igreja Celta, reclamando: “eles estão acostumados a negligenciar a reverência aos domingos.”

Embora os principais líderes religiosos da época ameaçassem a lealdade às suas doutrinas, a igreja de Succat continuamente contornou essas tentações. Como resultado, acredita-se que Succat seja diretamente responsável pelo estabelecimento de mais de 350 igrejas e pela conversão de 120.000 almas.

Nos séculos seguintes, o legado de Succat como fiel guardador do sábado seria envolto em meias-verdades e misticismo devido à eventual derrubada da Igreja Celta. De fato, a ira de toda a Europa acabou por cercar a minúscula e peculiar ilha até que ela capitulou e adotou mais normas culturalmente aceitáveis ​​em vigor.

Succat ainda é reverenciado e celebrado como poucos outros - ele é tanto um ícone cultural hoje quanto ele foi quando conquistou uma nação para Cristo. Infelizmente, as verdades mais profundas por trás de seu poderoso trabalho são distorcidas, mas isso não significa que a verdade não possa ser contada. É uma lição que devemos lembrar: liderada pela fidelidade de Succat, a Irlanda prosperou em paz por séculos ao seguir a mão orientadora de Deus. Depois de incorporar falsas doutrinas e práticas, caiu em desespero e foi subjugada pela opressão e crueldade.

Se você ainda não adivinhou, Succat é mais conhecido hoje pelo nome de São Patrício da Irlanda.

Traduzido e adaptado por Fabricio Luís Lovato a partir de Beyond the fable <https://www.amazingfacts.org/news-and-features/news/item/id/10881/t/beyond-the-fable>.